Pular para o conteúdo principal

Diversos

Professional Information 

 Overview: Data de Nascimento: 9 de abril de 1972, Porto Alegre/RS. Formação: Bacharelado em Artes Cênicas (UFRGS, 1997) Mestrado em Letras (PUCRS, 2007) Doutorado em Letras com estágio na Universidade de Lisboa (PUCRS/UL, 2010) Atividades acadêmicas: Pesquisadora das Literaturas de Língua Portuguesa, em especial as Literaturas Africanas, com ênfase em dramaturgia. - Professora convidada do Núcleo de Estudos Ibéricos da UNIFESP. - Professora convidada na disciplina Design e Cultura Material do Mestrado em Design do UniRitter (2010). - Professora convidada na discilplina Temas de Literaturas Africanas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, PT (2009). - Professora Substituta do Departamento de Arte Dramática da UFRGS (2007 a 2009). - Professora do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais e do Curso de Letras do Centro Universitário La Salle - Unilasalle/RS, onde coordenou o grupo de pesquisa Cultura e Linguagens Artísticas - Cnpq (2012-2014). Participação em eventos internacionais: II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Universidade de Évora, Portugal (2009). - Africa In search of Alternatives, Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, Noruega (2009). - Estação da Cena Lusófona, Coimbra, Portugal (2003).
Foi coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do Instituto Estadual de Artes Cênicas - Secretaria de Estado da Cultura do RS (2011-2014).
Atualmente é professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS na área de Teoria do Teatro.

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇAMENTO NA 59ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE: Teatro e Memória Cultural em São Tomé e Príncipe e Angola

    ... o trabalho de Luciana Éboli  é um trabalho pioneiro e original: pioneiro, porque o seu estudo sobre a dramaturgia de Fernando de Macedo e José Mena Abrantes, dois autores importantes das literaturas são-tomense e angolana, respectivamente, não se limita à análise da estrutura dramática, como soe fazer-se em trabalhos de literatura independentemente da categoria genológica em questão, mas garimpa as matrizes textuais das narrativas de transmissão oral que forneceram elementos para a construção dramática. Para além de um instrumental teórico seguro sobre a dramarturgia, buscado nas proposições de Anne Ubersfeld, Roman Ingarden, Emil Staiger e Kate Hamburger, a autora mobiliza uma interlocução com outros saberes de outras ciências como a história, a antropologia e a sociologia mormente e, muito importante, uma interlocução com estudiosos africanos, gesto não frequente nos estudos literários no Brasil onde o desconhecimento de África se acentua no que à produção de conheciment
Desfile da Estação Primeira de Mangueira / RJ - Carnaval 2020

Oslo - Paix Pace Pax Peace Paz

Frogner Park - Vigelandsparken /fotos arquivo pessoal - Oslo 2009  Nobels Fredssenter / Nobel Peace Center Oslo - Paix Pace Pax Peace Paz -